William Petersen (Gil Grissom)



William Louis Petersen (Evanston, Illinois, 21 de Fevereiro de 1953) é um ator estadunidense.

Foi chamado por Anthony E. Zuiker para fazer o papel de Dr. Gilbert "Gil" Grissom na série CSI. Esse é sem dúvida seu papel mais famoso. É considerado um rebelde, não se interessando pela fama nem pelo dinheiro mas pelo prazer de atuar. Outros papéis importantes são o de Rick Chance em To live and die in LA e em Manhunter. Red Dragon é um remake de Manhunter, que foi o primeiro filme onde Hannibal Lecter entrou. W. Petersen é em grande parte um actor de teatro e prefere essa arte ao cinema e televisão. Cresceu em Chicago, Illinois e sempre foi muito interessado pelo desporto. Nunca foi grande aluno. Inicialmente entrou para o teatro no liceu onde queria aumentar suas notas a para poder ter uma bolsa de estudo para jogar futebol. Apaixonou-se pelo teatro e foi estudá-lo pelo mundo. Casou com uma das suas colegas de teatro,Joanne Brady, mas esse casamento não durou muito. Teve uma filha Maite e ele e a ex-mulher continuam amigos até hoje. No fim da quarta temporada da série CSI teve problemas de saúde (cardíaca) e teve de diminuir muito o seu tempo em cena. Atualmente é casado com Gina Cirone, professora de biologia, que também é de Chicago, e é uma mulher aproximadamente 17 anos mais nova que ele, e estão atualmente esperando o primeiro filho do casal.Tem dois netos Mazrik William e Indigo August nascidos em outubro de 2003 e agosto de 2009 respectivamente.

Em 2004, Petersen descreveu a revista Playboy uma experiência de quase morte que ele tinha na década de 80, que lhe deu a garantia de que existe uma vida após a morte .

Em 03 de fevereiro de 2009, Petersen foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. A maior parte do elenco e a equipe de CSI saiu para a cerimônia. A estrela de Petersen está localizada em 6667 Hollywood Boulevard, em frente do lendário Musso & Frank Grill.



Gil Grissom


Gilbert "Gil" Arthur Grissom, Ph.D, é um personagem da série de televisão norte-americana CSI interpretado pelo ator William Petersen, que é também um dos produtores da série.
Grissom é um entomólogo forense e é o supervisor do turno da noite do laboratório criminal onde trabalha em Las Vegas, Nevada (EUA). É um personagem muito importante da série e pode até ser considerado o protagonista.
A produtora e escritora da série Carol Mendelsohn considera o Grissom o centro da série. Ao longo das oito temporadas, ele esteve presente em quase todos os episódios (com algumas excepções, como por exemplo o episódio da 5ª temporada: "Brass em Hollywood").
O intérprete de Gil Grissom, William Petersen, ganhava um milhão de dólares por episódio. O nome original de Grissom na série seria Gil Scheinbaum. Quem decidiu mudar foi o próprio Petersen, que escolheu seu sobrenome em homenagem ao astronauta Gus Grissom, de quem ele é fã. O personagem seria baseado (em parte) no criminalista Daniel Holstein da polícia metropolitana de Las Vegas.
Grissom nasceu em 17 de agosto de 1956 (2ª temporada, Ep. 13, "Identity Crisis") em Santa Mônica, Califórnia e cresceu em Marina Del Rey. O seu pai era botânico e a mãe era dona de uma galeria de arte. O pai morreu quando ele tinha 9 anos de idade e Grissom nunca soube a razão da morte do pai (6ª temporada, Ep. 10 "Still Life"). Grissom foi educado como católico, mas agora já não é religioso, porém ainda acredita que certos acontecimentos têm valor espiritual (7ª temporada, Ep. 5 "Double-Cross"). A mãe de Gilbert era deficiente auditiva, dessa forma ele recebeu treinamento em ALS (American Sign Language - Língua Americana de Sinais) e sabe ler lábios. (1ª temporada, Ep. 19 "Sounds of Silence"). Grissom é muito metódico e cíentífico. Foi diagnosticado com otosclerose (da parte da sua mãe), porém foi realizada uma cirurgia para evitar o desenvolvimento da doença.
Grissom é licenciado em Biologia na University Of California, Los Angeles (UCLA). É muito dedicado à ciência e não gosta de política (1ª temporada, ep. 23 - "Strip Strangler"). Ao longo das temporadas da série, foi mostrado que Grissom tinha um interesse um pouco mais que profissional pela sua colega, a criminalista Sara Sidle, interpretada pela atriz Jorja Fox, e no último episódio da 6ª temporada, tornou-se claro que os dois têm um caso. Depois, nas últimas temporadas, Gil casa-se com Sidle. O seu mentor foi Philip Gerrard, que apareceu no episódio da 3ª temporada The Accused Is Entitled.
Uma das maiores e mais traumáticas experiências que Grissom viveu foi a morte de seu colega de trabalho e grande amigo Warrick Brown, interpretado pelo ator Gary Dourdan ( no último episódio da 8ª temporada: 'Goodbye Warrick'). Grissom foi o primeiro a socorrê-lo, mas Warrick acabou morrendo em seus braços após receber dois tiros a 'queima roupa'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário